sábado, 24 de agosto de 2013

Vico Road in Killiney

O passeio a Dalkey e Killiney foi motivado por uma informação essencial. Parce que o Bono e o The Edge dos U2 moram por ali. Claro que que era imperdível a deslocação à zona sul, quem sabe se não iria encontrar um deles a passear o cão na rua...
Sabia que a casa do Bono é na Vico Road, mas não fazia ideia onde, nem como era. Era, por isso, necessária começar numa ponta, para não perder pitada!! Assim que entramos na rua registei imediatamente o momento, mal sabia que me esperavam longos Km. O Francisco perguntava a cada 50m, se eu sabia onde era. Eu não, mas a esperança não me parou até ao fim da rua.
Mesmo no final achei que a tinha encontrado. Procuramos pistas e vestígios mas apenas o instinto me fez acreditar que seria ali, aquele portão protegido. Tirei foto e quando cheguei ao hotel, procurei na net fotos da Bono's house. E... não é que se confirma????? Uma emoção (quase) in loco.

Dalkey & Killiney

Hoje foi dia de ir passear par o sul de Dublin.
Queria muito ir a Dalkey e Killiney e hoje o tempo estava mais propício.
Encontrámos umas pequenas vilas muito bem frequentadas, com habitações de luxo, outras mais humildes, mas amorosas e muito bem cuidadas.
Pusemo-nos ao caminho com o mar por companhia. Ilhas e ilhéus rompiam das águas calmas e sobre elas voavam inúmeras espécies de aves, concorrendo para uma banda sonora suis generis que marcava o nosso passo.
A exuberância de alguns edifícios combinavam muitas vezes com os automóveis à sua porta, mas foram as tonalidades de verde que mais impressionaram. Enormes jardins, uns mais espontâneos que outros, os canteiros coloridos e delicados surpreendiam os turistas demorados.
Vistas impressionantes a explorar. Killineyhill fica para a próxima, que as pernas não aguentam tudo.

Dublin, 2013

Volto a esta cidade, capital da Irlanda, desta vez em família e com muito mais tempo. Há cinco anos deixei aqui as minhas impressões de meia dúzia de horas que por aqui passei e agora venho confirmá-las e alargar-me nos passeios pela cidade e arredores.
Para além dos pubs com música ao vivo que são por certo o ex libris de Dublin, encontrei também coisas novas que não vi por falta de tempo e outras porque ainda não existiam.
Hoje deixo apenas algumas fotos das portas tão características da Irlanda e de que gosto particularmente.Fica a promessa das pontes, do museu de cera e ...

sábado, 17 de agosto de 2013

Ideias a pôr em prática

Já aqui deixei uma descrição algo vaga da escola onde tive a formação, mas entretanto há um pormenor, ou antes, dois, para os quais chamo a vossa atenção. Ver 1ª e 2ª foto com atenção. Estão a ver o pormenor? Perceberam para que serve. Muito útil, não?

E agora a versão mais dentro das nossas possibilidades, mas bastante prática. Uma cunha pendurada na porta, sempre à disposição da necessidade. O fio é um elástico o que também facilita a sua aplicação. :)

Pão = bread (?) - Winchester

Por aqui é muito raro encontrar pão sem ser embalado, de longa duração. Para mim, que sou uma grande apreciadora da panificação portuguesa, é uma privação não poder comer pão fresco. Gosto de variar, mas prefiro sempre o pão mais rústico, mais escuro.
Padarias mal se veem, no supermercado só pãozinho fofo, com ar artificial, mas nos mercados temos pão a sério!!! Ontem em Winchester deliciei-me um uma degustação, ainda por cima molhadinho em azeite.

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Marcas Portuguesas em Winchester

??????

!!!!!!

Jane Austen e Winchester

Winchester tem uma atração que é a sua catedral e respetiva bíblia, mas há outra não menos importante.
Jane Austen viveu em Winchester e por ser uma pessoa tão estimada pelos ingleses, não só pela escrita, mas também pela sua personalidade até teve direito a ser homenageada dentro da catedral de Winchester. Há pessoas que visitam o templo apenas por estar ali sepultada e pelo memorial que ali foi deixado em seu nome. Ainda hoje há quem venha trazer flores ao local.

Na catedral

Charles Dickens

Pois é verdade o bom do Charles Dickens era de Portsmouth. Nasceu aqui!

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Marcas Portuguesas

Já ouviram falar do Nando's. este restaurante é muito apreciado no Reino Unido e é conhecido pelo seu frango no churrasco com Peri Peri, como se diz e escreve aqui. a sala é muito engraçada e por ali os odores deixavam adivinhar o paladar gostoso.

Um vinhinho português num pub!!!!

Um cartaz resultado de uma tarefa escolar, na sala de aula onde tenho a formação. Portugal é um país produtor de peças de vestuário, comparado com India, China...!!!!????

Isto é que eu nunca tinha visto!!!! Mas fica a ideia...

Portsmouth - Sea

Portsmouth é a cidade inglesa com maior densidade populacional depois de Londres. E se calhar é por estar rodeada de água por todo o lado.De tal forma que lhe chamam cidade-ilha.
Ora, face a esta situação, mais não se pode prever que esteja pejada de barcos, museus navais/marinhos, instrumentos de navegação e afins.
Deixo-vos algumas imagens do que vi:
Cabeças de navios (tradução literal de Ship heads)


quarta-feira, 14 de agosto de 2013

The Monks (um pub)


Não divulguem, mas parece que neste pub mora um fantasma.

Já não me enganas, Mr. Weather

E o céu limpo de hoje de manhã?
Inacreditável! Estava sol e uma temperatura aceitável para sair de calções e sandálias! Lancei-me à extravagância, mas não completamente, que sou uma mulher prevenida.
Na volta, a minha gabardine aconchegou-me e não é que me servi do meu umbrella?
Já não me enganam!!!

Marcas Portuguesas

Pelas viagens e passeios desta vida encontro sempre a presença portuguesa e apesar de ter já em arquivo algumas das que encontrei por aqui, não posso deixar de isolar esta.
Eu já sabia da origem da tradição do chá das cinco na Grã-Bretanha, mas faltava-me um pormenor.
D. Catarina de Bragança é a culpada da cup a tea e não é que a primeira vez que bebeu foi aqui mesmo em Portsmouth?! Pois, diz que sim... estava sua alteza aguardando a chegada do seu noivo, o rei Charles II, que se atrasou para a(s)* cerimónia(s)* do casamento, quando achou que era a altura certa para um chazinho daqueles que os portugueses tinham trazido da India.
Foi ali, logo à entrada de Portsmouth de quem vem do mar que se deu o ritual que haveria de mudar para sempre Inglaterra e arredores.
E não é que esse local está assinalado!!
*no plural, porque foram duas as cerimónias para um casamento: a anglicana e a católica, respeitando a religião de cada um dos nubentes.

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Portsmouth - Veraneando

Deste lado do hemisfério é verão, tempo de praia, peles brozeadas, biquinis coloridos, óculos de sol.
Hoje fui à praia! E tirei fotos!(que mais podia fazer?)
Mas vejam como as crianças devem ter outra opinião:

Portsmouth - casas e casinhas

Quem me costuma acompanhar via Blog, sabe que me detenho prazenteiramente em frente das habitações locais, admirando portas e janelas, jardins e canteiros, cercas e portões.
Hoje tive desses momentos que apesar de fugazes serviram para registar o que os meus olhos viam. Assim posso avivar a minha memória e deixar-vos uma ideia do local onde me encontro.
O tempo está de feição e já lá vão dois dias sem chuva e hoje até arrisquei sair de sandalita nos pés... (correu bem!)
A zona sul de Portsmouth tem habitações mais cuidadas e requintadas do que a norte e é um regalo para a minha vista, passear-me e poder apreciar a rua. Tive uns minutos para olhar com mais atenção o caminho que faço da paragem de autocarro para a Portsmouth High School.
Gosto muito da forma como tentam tirar proveito do sol, escasso por estes lados. As janela (normalmente das salas) expandem-se, salientando-se da parede e ganhando assim mais uma vidraça de cada lado.
Esta última é especial. Achei que seria uma igreja, mas quando vi a entrada principal, fiquei admiradíssima com o que era realmente. O toldo anuncia o serviço.