quarta-feira, 15 de julho de 2009
Reichstag
A sede do parlamento alemão foi o nosso destino logo pela manhã. 8.30. Um edifício cheio de história, que já sofreu um grande incêndio no terceiro Reich, foi bombardeado remodelado diversas vezes e tornou-se símbolo do regresso da capital alemã à cidade de Berlim.
A grande novidade nesta última transformação é a cúpula de vidro que serve de tecto à sala de plenário, por onde se pode circular e observar os deputados em assembleia. No topo, em volta da cúpula há um terraço, com uma vista completa da cidade. Daí que este seja o parlamento mais visitado do mundo.
Curiosidades:
- o arquitecto Sir Norman Foster ficou encarregue de remodelar o edifício e o projecto inicial não incluía qualquer cúpula. Quem propôs uma, foi o arquitecto Calatrava, que, embora completamente diferente, serviu de mote à polémica;
- em todo o edifício, apenas a sala de plenário tem ar condicionado. Os gabinetes e corredores não têm! Além disso, a sala não necessita de luz artificial, já que a cúpula lhes traz a claridade necessária. Também existe equipamento foto voltaico, como fonte de energia. Medidas ecológicas, para dar o exemplo!
- no parlamento ainda se vota de mão no ar. Os votos não são contados, mas sim estimados. Sim, senhor! Os deputados são muito disciplinados e não há dúvidas… se as houver, então têm que sair todos e voltar a entrar pela porta respectiva “ja” ou “nein”, os censores fazem a contagem.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário