domingo, 16 de junho de 2013

Hamburgo - Dicas

Hamburg: Tor zur Welt (Porta para o Mundo)
É assim que os alemães chamam à sua segunda cidade, que se oferece ao mundo nas águas que conduzem ao enorme porto.
A zona portuária é de facto um must, mas não se podem esquecer a Kunsthalle (museu de arte), a Igreja St. Micaelis, pela vista magnífica que proporciona do topo da sua torre (449 degraus para lá chegar ;)), a Rathaus (Câmara Municipal), seguramente das mais bonitas da Alemanha e claro a Reeperbahn, com teatros, cinema, lojas e até museus eróticos.
As ruas comerciais, a arquitetura em geral, os jardins verdes e arrumadinhos, o cheirinho das Bratwurst grelhadas, a rede de transportes disponível, as estradas amplas, os canais pela cidade adentro convidam a uns prazenteiros dias de descontração e enriquecimento cultural.

Deixo aqui umas dicas, para quem vai por pouco tempo e gosta de usufruir dos vários transportes públicos ao dispôr, por pouco dinheiro.

1- No aeroporto, comprar um bilhete diário, que dá para TODOS os transportes. (Se forem mais de 3 pessoas, compensa o bilhete de grupo...)
2- Ir de Sbahn para o centro - Hauptbahnhof (estação principal)
3- (Podem deixar-se as malas na estação. Sair da estação e entrar no edifício ao lado - Wandelhalle - onde é a estação de comboios regionais)
4- Apanhar o autocarro 112, direção Neumühlen
5- Uma vez que o bilhete vale para o dia todo, sugiro que se saia do autocarro para explorar zonas interessantes, por exemplo a Sievekingplatz, que faz parte do Campus da justiça.
6- Uma vez em Neumühlen, descansar um pouco e gozar a vista: casinhas amorosas à beira do Elba, a praia, as esplanadas...
7- Apanhar o barco (62 ou 68) para Landungsbrücken. (Se se engarem e forem na direção contrária, no problem, o barco volta para trás e até se aprecia mais :))
8- Desfrutar da zona portuária. Comer uma salsicha. Ou duas.
9- Aí pode apanhar-se o metro U3 já para a Hauptbanhof, mas aconselho paragem na Rathaus.
10- Da Rathaus para a estação de comboios, pode ir-se a pé, por uma zona comercial, a Möckebergstrasse. Vale mesmo a pena e só demora um quarto de hora!!

Tudo isto com apenas 1 título de transporte. São cerca de 5 horas muito bem passadas.






Sem comentários: