Em Santana, zona nordeste da ilha da Madeira há um parque temático sobre a região. Aqui, informam-se os visitantes da história da ilha, das actividades económicas, dos costumes, dos símbolos, da cultura em geral.
Num ambiente descontraído e divertido, através de projecções multimédia, fomos conhecendo pormenores da vasta e rica biografia madeirense.
O espaço é essencialmente de lazer: oferece um labirinto de cedros, passeios de barco a remos num lago, parque infantil, zona radical (trampolim com elásticos, escalada e slide), volta de comboio e muitas reproduções gigantescas dos símbolos da Madeira (a garrafa de vinho, um cadeirão de vime, uma bota tradicional, um chapéu de palha, um gorro de lã, uma banana, entre muitos outros.)
As casinhas emblemáticas da ilha não podiam faltar. São simpáticos edifícios em forma triangular, cobertos de colmo que servem de protecção das intempéries. As suas janelas laterais são normalmente verde-escuras e contrastam com o encarnado da porta e com os contornos em azul-céu. Fazem as delícias de qualquer um, pena é, que se encontrem em extinção!
Este tipo de habitação era usada essencialmente para dormir e estar. As actividades da cozinha realizavam-se num pequeno edifício logo ao lado.
O parque ainda mostra, ao vivo, o artesanato tão característico da região. Tivemos oportunidade de ver como se bordam os delicados panos de linho, como se moldam os vimes em feitio de cestos, garrafas, garrafões, como se carda e fia a lã, se tecem mantas e trabalham as camisas de milho formando bonecas.
Todo o parque está envolvido por uma paisagem campestre enriquecida pelas flores que alegram visualmente o espaço.
Passem por lá!
3 comentários:
deixa-me tentar adivinhar quem é a pessoa a redopiar numas cordas, nessa foto fantástica.................................................................................................................................................................................................................................Marlene?
Por quem me tomas?
Só mesmo a Inês para (na boa) andar pupulando pelo ar. Sai à madrinha, nesse espírito de adrenalina.... eh eh eh eh
Enviar um comentário