sexta-feira, 17 de abril de 2009

Twillight ou Crepúsculo


Este é o título do primeiro livro de Stephanie Meyer, que já passou para as telas do cinema e que deslumbra e arrasta multidões adolescentes.
Esta série já tem os três primeiros livros traduzidos para português o que tem feito as delícias dos teenagers. Cá em casa, na escola e por aí as adolescentes portuguesas viciam neste fenómeno. E é por todo o lado. Em Londres também eram top nas livrarias.
Cada um, à sua maneira, adere (muitas vezes em simultâneo) ao filme (primeiro no cinema, agora em DVD), aos livros (muitos nem esperam pela tradução...) e à música (a Inês já toca a Bella's Lullaby no piano - onde não tocava há anos...)...
Finalmente vi o filme para poder compreender esta moda entre os mais jovens (melhor que trazer calças pelo meio, ou mesmo, a baixo do rabo, piercings por todo o lado... bolas estou mesmo velha...).
Não é difícil deixarmo-nos envolver nas emoções que aquele romance desperta. O ambiente escolar torna-o mais realista e verosímil para quem ainda tem 13-16 anos. Os ingredientes para a receita - mistério, romance, aventura, audácia, afectos, amor secreto, suspense - têm a dose certa e são servidos com requinte. As personagens são bonitas, uma beleza sem artifícios e as cores do filme fantásticas. Ao mesmo tempo, a verosimilhança da história deixa-se transportar, através da tonalidade da imagem, para um lugar de fantasia, mais onírico.

Sem comentários: