domingo, 3 de maio de 2009

Ainda de Malta

Malta tem uma forte característica, que é a arquitectura. As casas e monumentos (muitas igrejas) são todas da mesma cor - ocre - sejam elas pintadas ou de pedra à vista (a maioria). Dá a sensação se ser um país árabe, do norte de Africa.
A capital - Valeta - não é excepção. O ocre dos edifícios contrasta com as portadas, com as portas e janelas, que são de tons fortes, frequentemente verdes, vermelhos ou azuis. As varandas típicas também concorrem para o colorido.
Saliento o azul da água que banha a cidade de Valeta. Não cansa observar a vista, do miradouro que serve de varanda. O azul quase turquesa entra pela cidade, que se abeira da água numa cor única de areia edificada.
Chamo a atenção para a segunda fotografia: residência oficial do 1º Ministro, edifício construído por portugueses.


Outra característica que não passa despercebida é a religiosidade do povo. Por todo o lado podemos testemunhar como o cristianismo está presente na história daquele país.
A cada esquina (e não estou a exagerar!!!!) há uma imagem de Cristo, Nossa Senhora ou outro santo. Poderá estar ou não enfeitada, com flores, com velas, ou simplesmente a imagem branca.


até nos autocarros... (em todos os que andei ou espreitei)

Nas lojas... nesta mercearia havia um espaço dedicado ao culto dos Santos (Sagrado Coração de Jesus, Sagrado Coração de Maria e o Beato ...(?))


Imagine-se que até na praia, no meio do areal, encontrei uma imagem de Nossa Senhora.

Sem comentários: