terça-feira, 22 de julho de 2008

Leprechauns and Fairies

Leipreachán
A cultura irlandesa está envolta em misticismo. Pelo menos é a ideia que os estrangeiros costumam ter.
As paisagens verdejantes, mas sombrias pela falta de sol radioso, as nuvens que vão e vêm, a humidade, os lagos e nascentes nos bosques estimulam a imaginação. Por outro lado, a tradição oral de um povo pobre difundiu essa capacidade de criar personagens, histórias e lendas encantadoras.
Os Leprechauns são um exemplo. Pequenas criaturas masculinas que vivem algures na floresta e que conduzem a um pote de ouro.
O seu nome poderá ter derivado do Gaelic leath bhrogan (sapateiro), mas normalmente atribui-se a sua origem à palavra irlandesa para pigmeu, luacharma’n.
Seja como for, são personagens muito engraçadas e bem dispostas (pregam algumas partidas...) que, juntamente com outras fadas, fazem parte da vida da ilha.

3 comentários:

Anónimo disse...

Quando fuià irlanda, fomos de avião para Dublin e lá, alugámos um carro para dar a volta ao país. Não me lembro exactamente onde mas passámos por uma pequena povoação que tinha um letreiro engraçadissimo: Leprechauns crossing!
Este ano o meu pai voltou lá, em lua-de-mel, e o letreiro já lá n estava. Então ele perguntou porque razão o tinham tirado (isto à noite) e contaram-lhe que durante a noite, se lá o deixassem, o letreiro desaparecia misteriosamente lool

P.S. dia 22 de Julho n lhe lembra nada? :P

Anónimo disse...

Obrigatório trazer um Leprechaun de 1,80m para conbíbio com as colegas da Caxias...cultural exchanges!
Beijinhos e parabéns pelos relatos cheios de humor
Isabel

Anónimo disse...

Marlene, sabia que os ia encontrar algures nessa Irlanda. Sem Leprechauns não podemos viver... Veja se lhe dizem onde encontrar o pote das notas euro!!! As moedas já não devem servir para nada...