quinta-feira, 17 de julho de 2008
Passeio 2
UCC – University Cork College
Passando o labirinto de ruas estreitas do centro da cidade encontro a UCC. Muito bonito: edifícios de pedra bastante cuidados contrastam com as cores da natureza, criando, no entanto, um espaço harmonioso de paz e tranquilidade. As árvores altas e verdes e algumas flores alinhadas a emprestar a alegria dos amarelos, rosas, vermelhos, roxos...
Um edifício moderno não destoa pela sua posição privilegiada entre a generosa folhagem.
Uma capela de portas abertas espera quem se atreve a experimentar o seu sossego acolhedor. Ao entrar pisamos um complexo jogo de mosaicos, pela coxia com representações de peixes, como se de um rio se tratasse. Junto ao altar pássaros, tigres em volta de um dragão (na foto). Que estranho! Vou investigar....
St. Finnbarr’s Cathedral
Catedral imponente projectada por William Burges, arquitecto dos tempos vitorianos.
Não posso descrever o interior: closed! Nem sequer pude aproximar-me, pois um portão trancado não o permitiu.Ouvi dizer que se paga para entrar!!!!
Só por curiosidade: este templo é protestante. Numa terra tão católica, o mais altivo edifício religioso é protestante!!! Porque será?
Ontem mesmo passei numa igreja, perguntei o nome. Resposta: St. Finnbarr’s Church. Pergunta: Is it a catholic church? Resposta: Yes, it is! Pensamento: Então o santo era católico ou protestante? Eu sei, era cristão... não deixa de ser curioso.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
Adorei as imagens!
Estou a gostar imenso dos teus Sinais!
Continuo empolgada com as tuas descrições!
E sinto muito prazer em "ler-te". Sim!...É-me muito agradável "ler-te"!
As fotos estão muito boas e a prosa continua a ser deliciosa... vai fazendo mais passeios, ok?
Fiquei muito curioso com a tua descrição do painel, com o dragão rodeado de leões e vou ficar à espera da explicação.
Felizmente não está uma águia metida no assunto, ou tu irias limitar-te a dizer que o painel tem influências portuguesas, representando a "guerra" entre os três clubes de futebol (nem a Irlanda consegue ficar de fora...)
Enviar um comentário