domingo, 7 de março de 2010

Tarde de Sábado


Tal como combinado o F e eu fomos ao Museu Nacional de Arte Antiga no sábado à tarde.
É sempre um imenso prazer partilhar estes momentos com o F e há que tempos que não o fazíamos. São comoventes a alegria e o entusiasmo com que se entrega neste prazer de visitar um museu, ainda por cima "com coisas sobre a História de Portugal", como ele dizia.
Um livro (Portugal, História e Lendas de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada) que herdou da irmã terá servido de motivação. Confessou-me que já o leu duas vezes da primeira à última página, fora as vezes que leu excertos. Ali encontra muitas histórias que fazem a nossa História, ilustradas com algumas peças em exposição no Museu das Janelas Verdes. E foi vê-lo procurar os painéis de São Vicente e identificar muitas das personalidades ali retratadas; e o retrato do Rei D. Sebastião (o pior na sua opinião, por não se importar com os problemas do país...); o biombo de Namban, que mostra como os Japoneses viam os Portugueses; mobiliário do séc. XVII; e a razão pela qual Afonso de Albuquerque atava a ponta da barba em trança... enfim recebi uma aula de História de alguém que vibra com o assunto.
Vimos a custódia do Gil Vicente e a de Belém. Ficou impressionado!
No fim viradinhos para o Tejo, partilhámos uma bela fatia de bolo de chocolate e trocámos muitos beijinhos e abraços. Estava feliz o meu filho! Confidenciou-me como tinha sido bom termos ido, "em casa ficava a jogar playstation ou a ver televisão..."
EM CHEIO!

Sem comentários: