terça-feira, 5 de abril de 2011

Como (não) escrever um livro, ou da raiva de (não) ler um

No outro dia a professora bibliotecária lá da escola andava a vender uns livros, cuja autora iria visitar e realizar uma actividade com alunos nossos. Ao passar no correcor fui "cravada" pela "vendedora" e escolhi um dos livros pela sugestão do título: "O Professor que o Adolescente Deseja".

Alguns dias mais tarde decidi "estudar" o conteúdo e curiosa começo a folhear: 1.ª folha em branco, na 2.ª o título, na 3.ª o título, a autora e a editora, na 4.ª a dedicatória da praxe, na 5.ª o índice, na 6.ª uma citação da própria autora e na 7.ª uma citação de Rubem Alves. (isto promete!!!!!!)
Bom, chegada à página 15 a minha expectativa ainda viva esmorece ao ler o capítulo "O Liceu - a escola da minha adolescência", um desfile descritivo de uma escola banal com melhores e piores professores, enfim o que todos vivemos enquanto alunos. Termina com agradecimento a um dos seus professores que até escreveu o prefácio do seu primeiro livro (portanto, este não é estreia, menos uma desculpa!)
Antes do próximo capítulo, mais uma página com mais uma citação... mais um capítulo sem novidade e mais uma página e uma citação.
Decido passar 3 páginas e meia sem ler, pois intitulam-se "Os professores que habitam a escola", adivinhava-se mais do mesmo.
E mais do mesmo: mais uma página e mais uma citação (estou a tornar-me repetitiva, não?) Desta vez fui surpreendida: há mais uma página com mais uma citação.
Agora sim, hei-de encontrar o que procuro, pois entro na porta certa: "Como vêem os adolescentes um bom professor". Deparo-me, nem mais nem menos, com aquilo que vários adolescentes responderam sobre o assunto, em sucessivos copy/paste, copy/paste, copy/paste.
E mais uma página e uma citação. (já tinha dito isto, não já?)
Segue-se a análise das respostas do capítulo anterior, que não passa de uma repetição resumida dos excertos dos alunos.

BOLAS PARA ISTO, A PACIÊCIA TEM LIMITES, ENTÃO MAS AFINAL QUANTAS PÁGINAS TEM ESTE LIVRO? jÁ VOU NA 49, APARENTEMENTE A MEIO DA OBRA E... NADA!!!

Vou à última página e pasmem-se, uma folha em branco, a anterior? pautada... antes desta? pautada... a ante ante e a ante anterior pautadas... quantas? 9 folhas, 18 páginas pautadas, que se que intitulam numa folha à parte "As Minhas notas".
Não quero acreditar e decido fazer algo mais original, folhear de trás para a frente. Passadas as folhas de linhas encontro em duas páginas a reprodução de dois outros livros, que são anunciados anteriormente como "Próximos Títulos a Publicar".
Logo à esquerda mais uma capa, folheio para trás e mais duas obras, e do outro lado, mais uma, a outra página anterior informa-me que o que acabei de ver são "Outros Títulos Publicados".

ENRAIVECIDA encontro mais uma citação, comme d'habitude, ao fundo da página (pelo menos os olhos não sofrem com a monótona rotina, já o cérebro...)
Tinha ficado na página 49 andando do princípio para o fim e agora estou na 62 andando de trás para a frente, lembram-se? Pois bem, neste intervalo ainda virgem, de13 páginas, ainda consigo (conseguiria, se não ESTIVESSE POSSESSA...)ler mais TRÊS CITAÇÕES!!!!!!! e em duas das restantes páginas leio (mas só porque está a bold e isolado do restante texto: DOCUMENTO 1 E DOCUMENTO 2, que são copy/paste, copy/paste de uns autores que a escritora decidiu citar e intitular "Os Professores Que Ficam Para A Vida".

SINTO-ME ENGANADA. UMA VERGONHA!

No dia seguinte encontro a bibliotecária:
- Marlene, hoje vem cá a autora daqueles livros, faz-me um favor, como a Directora não está, podes recebê-la e fazer apresentação da actividade?

6 comentários:

Anónimo disse...

hilariante...fada marilene!

Comadre disse...

Adorei o Twisted end, próprio de um RoalD DAHL. Agora gostaria de saber mais... como correu a apresentação do dito livro?

Jabas disse...

falta a segunda parte, que ainda deve ser mais divertida.

Alexandra disse...

Ainda bem que resolvi espreitar os teus sinais!
Esse "libro" ainda se torna um best seller...

Joninhas disse...

Eu consegui safar-me à compra... mas foi por pouc! ;)

Fátima Lucas disse...

Conta!
E depois?
Adorei a descrição dessa odisseia em tentar encontar algo que valesse a pena ler....