terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

A voz (a vós)

Tenho tido uns problemas com a minha voz e o meu otorrino (pela 2.ª vez!!!) mandou-me fazer terapia da fala (mais correctamente da voz). Lá fui ontem e aprendi umas coisas. Nomeadamente que a rouquidão que tive é também resultado de acumulação de tensões e cargas emocionais (não fazia ideia que havia relação...) e uns truques para boa manutenção de todo o aparelho vocal.
Agora há que pôr mãos à obra e fazer todos os exercícios. O primeiro TPC foi visitar um site e ver um vídeo exemplificativo de como funciona a voz. Recomendo o site, principalmente aos profissionais da voz e, aos curiosos em geral, mas não aos impressionáveis, o vídeo da fábrica da voz. Elucidativo, educativo!

2 comentários:

Fátima Lucas disse...

Obrigada!
Também sinto muitas vezes na minha voz um cansaço e, dou por mim, muitas vezes, a um esforço enorme para que a sua projecção aconteça de forma audível. Acredito que essa não seja a solução...
Fico a aguardar mais conselhos...

Joninhas disse...

Temos de comparar notas! Eu também tive de reorganizar as minhas aulas e muitos dos meus métodos para proteger a voz. Também fiz terapia de voz. Consegues ter tempo para fazer os exercícios?