segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Bilfen: uma cadeia de escolas na Turquia

(Entrada principal da escola. A bandeira e a foto de Atatürk, o fundador da Turquia, o seu primeiro presidente. Uma verdadeira adoração pelo senhor é visível por todo o lado.)

8h- na Bilfen todos se preparam para iniciar trabalhos. Ainda faltam 30m e já há alunos sentados nas salas, outros a jogar basquete no campo encostado à piscina exterior, outros pelos corredores.
Na sala do departamento de Inglês estão todos os professores com os seus portáteis (todos cedidos pela escola, com o respectivo logotipo) e manuais escolares a rever a matéria a dar. Uns bebem café, uma toma o seu pequeno almoço: cereais com leite, outros têm à sua frente o tradicional copinho de chá.Uma professora abre uma caixa de onde tira uns sapatos de salto alto que calça, trocando com os que trazia...
De repente, levantam-se todos apressadamente e ouve-se alguém (um professor australiano, aparentemente novo na escola) dizer "Ah! hoje há cerimónia da bandeira!" Não tive sequer tempo de perguntar de que se tratava, dado o cerimonial de que me apercebi.
Depois da correria, vejo no meio do corredor um pano vermelho, que confirmo logo a seguir tratar-se da bandeira turca, com a estrela e a lua brancas. Todos - alunos,professores e funcionários - em sentido cantanto o hino.
Entretanto, como se alguém tivesse premido o botão da "pausa", tudo volta à velocidade normal: os professores pegam no seu material e dirigem-se às salas de aula, mesmo antes de soar o "Für Elise" de Beethowen - estilo toque de telemóvel- anunciando o início do 1º. tempo. 40m mais tarde as mesmas notas musicais dão fim à primeira aula da manhã.
Pela tarde volto a assistir ao momento quase de paralização para mais uma cerimónia da bandeira. Este ritual acontece todas as segundas de manhã e sextas à tarde. Como na quinta tinha sido feriado para as escola, houve cerimónia na sexta de manhã também.
Deixo aqui algumas fotos que mostram o luxo desta escola privada que oferece condições excepcionais de trabalho a alunos e professores.

(O hall na entrada principal. Reparem como é luxuoso: chão de mármore, sofás em pele brancos!!!!, paredes forradas a madeira lacada. Para uma escola...)

(a cerimónia da bandeira)

O copinho de chá. Vê-se por todo o lado. Até na rua andam a vendê-los (com chá!).

(Na escola há funcionários a servir a toda a hora.Os professores usam bata branca.)

(Almoço na cantina da escola)

(As mesas na cantina: uns blocos com mesa e bancos.)

2 comentários:

Anónimo disse...

uau, uau!Era capaz de me habituar ao "fur elise" a ecoar pela escola toda!;D

Ana Alvarenga disse...

"Cadeia de escolas", hall de entrada luxuoso, empregados a servir chá... Era mesmo uma escola ou um "resort escolar"?