quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Mobilidade em Istambul

É para o outro lado que quero atravessar, tenho uma estrada pelo meio, onde circulam ininterruptamente veículos como se se tratasse de uma pista de carrosséis.
Um automóvel amarelo apita-me, chego-me para o passeio, passa outro e mais uma apitadela. "Mas estou no sítio certo! Nem estou a estorvar..."
Afinal , apenas assinalam o se serviço de táxi, pronto e ao dispôr!

Os minibus ocupam filas intermináveis, param onde o cliente escolhe, é o que se chama "à vontade do freguês". Podemos também caracterizá-los pelo seu grande poder de organização e encaixe: cabem lá dentro mais do que se pensa e passa por espaços estreitos que ninguém acredita.(repare-se no pára-choques, na foto)

As carrinhas Ford transit fazem concorrência aos táxis, não só na cor, como no serviço. Têm taxas de acordo com o trajecto pré-definido. Baratinho, por sinal, por menos de 1€ percorrem-se 3 km.
Para deslocações sobre a água do Bósforo, atravessando de um para outro continente, nínguém fica em terra: a espera é curta, pois o vai-vem de Ferries, ou dos barco-táxi(a única diferença é que uns são do estado e os outros de empresas particulares) é constante.
Seja qual for o itinerário, o automóvel é a pior opção. O trânsito é loucamente infernal!!!!

Sem comentários: