domingo, 6 de novembro de 2011

Os Turcos de Istambul

O que mais me impressionou em Istambul foi, sem dúvida o povo. As pessoas nas ruas, nas lojas, nos restaurantes.
A simpatia e hospitalidade andam por ali à solta. Experimentei a vontade de agradar ao outro, seja porque se quer vender, porque se pretende servir bem ou simplemente porque sim.
Sentimo-nos bem por lá e sabemos que se perguntarmos uma informação na rua, um sorriso é garantido e a informação chegará, nem que seja pela boca do vizinho que arranha inglês ou alemão... nas lojas (da parte europeia) perguntavam logo se eu era espanhola, quando eu dizia que vinha de Portugal, cumprimentavam-me em português ou enunciavam nomes como Quaresma, Simão, (a jogarem no Besiktas)Cristiano Ronaldo, etc.
Este turco da foto foi chamado quando o empregado de mesa não percebia o que eu pedira - simplesmente água natural, Water, please, but no cold water... Pois bem conversámos imenso: tinha trabalhado em cruzeiros e por isso conhecia Lisboa e o Funchal, também me falou do Porto e de vinho Dão... conhecia Cabo Verde e nas suas palavras, conhecia Kiel (a cidade alemã de onde vinham os meu colegas)tão bem quanto Istambul. a verdade é que começou a falar inglês comigo e acabou a falar alemão. A minha água chegou (aquecida!!!!)e ofereceu-nos uma aguardente turca (não me lembro do nome...)que mesmo fria aqueceu...

Em Ortaköy, há um largo, contornado por barraquinhas, vendendo batata cozida recheada com... tudo, basicamente. O engraçado foi quando nos aproximámos. Era vê-los a chamar por nós, como se fossemos velhos amigos... foi mesmo muito divertido!

Das outras histórias não tenho fotos: o vendedor que me levou ao multibanco, para eu levantar dinheiro, os arrumadores que estacionam o carro dos utentes do parque de estacionamento, o dinheiro que passa de mão em mão até ao motorista, e o troco que vem deste até ao passageiro no minibus... no fundo a arte de bem receber!

Sem comentários: