quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Ponta do Ouro - aquele destino exótico

Para passar o fim de semana escolhemos a Ponta do Ouro, no sul de Moçambique, encostadinho à Áfica do Sul.
Encontramos natureza em estado quase puro: uma praia fantástica, praticamente vazia, larga e comprida, protegida por dunas, vegetação q.b., um mar azul, com água morna e ondas de espuma branquinha, zonas mais rochosas com pocinhas amorosas, golfinhos simpáticos, enfim o paraíso.
Porém, não se deixem enganar os que gostam de uma praia deserta, selvagem ali ao lado, com a civilização do outro, com o luxo que as estâncias turísticas ocidentais proporcionam. Aqui, vive-se o ambiente local sem pretensiosismos nem intenções de agradar artificialmente aos que estão de visita.
Num letreiro podia ler-se "All you need is Love & the Beach" e sendo assim, ali estava tudo!
Depois de um período a que podemos chamar aculturação, já não estranhavamos as "estradas" de areia, a inexistência de passeios para peões, pois claro!, a fraca iluminação à noite, as zonas comerciais à la Africa, sejam lojas ou mercados ao ar livre, enfim outros luxos que nos fazem dar valor a uma padaria/pastelaria onde encontramos "natas" estaladiços e cremosos, provavelmente os melhores pastéis de nata do mundo, que nos levam a apreciar um jogo de futebol como um ótimo programa de domingo à tarde, já para não falar da emocionante observação de morcegos da esplanada do restaurante.

A PRAIA



A MARGINAL/O CENTRO NEVRÁLGICO DA PONTA


A "NOSSA" BOUGAINVILLA



PROGRAMAÇÂO VARIADA




A IGREJA, O ADRO E A SUA MACHAMBA

Sem comentários: