domingo, 21 de setembro de 2008

Entardecer (em férias que já lá vão...)

Palmeira, buganvília, hibiscos, cevadilha.
Verde, púrpura, carmim, rosa, azul, azul, azul.
Inclino-me para trás, livro nas mãos e sigo as linhas de dois parágrafos. Olho o mar, um traço certo a separá-lo do céu, longe, longe. A página convida-me. Eu aceito. Três, quatro linhas… e contemplo o azul tranquilo.
Um veleiro balança incansável, balança a cima, a baixo, balança. Deixo-me navegar nos movimentos quase imperceptíveis. Diante de mim, tudo cheio de azul inebriante. Permaneço.
O livro aberto chama-me. Eu não ouço.
Entre um e outro azul, asas estendidas a planar desviam-me o olhar que as acompanha, sem eu dar por isso. Encontro a cadeira altaneira e vigilante do nadador salvador. Está vazia, solitária.
O banheiro alinha as espreguiçadeiras brancas, desocupadas e vira-as para o mar. A Júlia e o André correm atrás dos pombos que debicam migalhas crocantes. Desarrumam o alinhamento de cadeiras, riem cúmplices. Estão felizes.
Sinto a atracção e volto a deter-me no mar. Perduro o meu olhar pelo infinito ali ao meu alcance visual. Fechei o livro, escuto a água. As ondas quebram-se, pintam de branco o contorno da rocha escura, sinto um salpico frio que quase me acorda.
Olhos postos na incessante dança marítima, deparo-me com palavras que se ordenam em orações, se desenham numa caligrafia clara, bem legível e que me ditam o pensamento. Guardo-as, assimilo-as, são uma parte de mim, que partilho ao dar-lhes forma. Carregam emoções que pretendo contagiantes.
Sem relógio no pulso, é a luz baixa, rente à sombra que me lembra de mim.
(Um entardecer tranquilo, inspirador a que ofereço este espaço.)

9 comentários:

Anónimo disse...

Adorei!

Fátima Lucas disse...

Que entardecer delicioso! Mas ainda mais deliciosas, continuam a ser as tuas palavras, doces, certeiras, contagiantes!
Por favor, continua a escrever!
Já o disse e repito: É tão bom ler-te!!!
Beijo

Anónimo disse...

Muito poética, sim senhor. Gostei porque me revi nas tuas férias e me deixei embalar nas tuas lindas palavras. Parabéns e "keep it up!"
Saudades
Cristina Moniz Pereira

Anónimo disse...

Que veia literária!
Para quando o lançamento do romance que começa em Caxias,passa pela mágica Irlanda, dá um salto à Pérola do Atlântico e ruma ao mundo dos sonhos?
Encontro obrigatório na FNAC ou na BYBLOS!!!
Parabéns
Isabel Lourenço

Alexandra disse...

Como consegues escrever desta forma...
que nos faz pensar apenas nas coisas simples e maravilhosas da vida e deixar os problemas e complicações para trás!
Beijinho

mlucas disse...

Boa! Era mesmo isso que eu queria, Alexandra!

Anónimo disse...

Regressei... E não posso deixar de saudá-la por ter continuado. Aprendemos sempre tanto com os seus breves apontamentos da vida. Também ficamos cada vez mais ricos. E neste entardecer com um dia de atraso sinto que as suas palavras nos guiam para um lugar acolhedor. Ali entre a reflexão e a esperança. Muito obrigado e continue.

PO disse...

Que posso dizer de um antardecer tão contagiante, calmo e enebriante. No meio do turbilhão de sensações arrebatadoras que me têm consumido ultimamente é muito bom ler as tuas palavras e sentir a calma e tranquilidade, que custa a arrancar para mim, neste regresso atribulado ao trabalho. Continua... vale a pena!!!

Anónimo disse...

Gosto imenso de "visitar" o teu blog,de ler o que escreves e a forma como exprimes o que vives. Adoro. Continua.
Parabéns.
Ana Marques