segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Primeiro Dia de Aulas

Recordo os meus primeiros dias de aulas enquanto aluna…
Após três longos meses de férias, chegava Outubro envolto em cinzento molhado a deixar esquecer o calor do verão.
Era um dia ansiado, para o qual gostava de escolher a indumentária que achava adequada: fatiota da cor da moda com acessórios novos a condizer. (Sempre fui vaidosa, sim, sim não é de agora!!!!)
O reencontro com os amigos e professores preenchia-me outra vez e toda a parafernália escolar era preparada com tanto pormenor que cadernos, lápis, canetas, pasta (mais tarde mochila) ganhavam vida.
Lembro-me de esboçar objectivos como castelos no ar (eu sei, que era precoce!!). Este ano tenho que conseguir… Assim fui crescendo, sonhando, realizando sonhos, deixando outros permanecer na sua essência onírica.
Como professora, é com expectativa que entro neste recomeçar. O entusiasmo dos primeiros anos vai afrouxando e a ansiedade já não se sente com tanta força. O coração já acelera pouco quando se enfrenta uma turma pela primeira vez.
Este ano até acompanhei os alunos e nem sequer tenho que gastar tempo para fixar os seus 118 nomes. Hoje sobrou-me disponibilidade para os observar. A todos. Sim à segunda-feira tenho-os a todos!!!! Vi-os contentes por me verem (pelo menos alguns…), por estarem naquele espaço que lhes diz muito. Detectei olhos a pedir atenção, muita atenção. Identifiquei sorrisos de esperança. E eu com tão pouco tempo para eles… há que planificar, definir objectivos, programar actividades, diagnosticar competências ou falta delas, ir a reuniões que prometem mais papelada e absorção do tempo a usar com eles para responder àqueles olhares, àquelas atitudes de quem pede socorro baixinho.

4 comentários:

Anónimo disse...

Olá Marlene, um bom ano lectivo para ti!
A tua sensibilidade faz com que te apercebas dos "sinais" dos teus alunos e também, que todos os dias te esforces para ser melhor professora do que foste ontem...bem hajas!
bjokas, cristina

Anónimo disse...

Concentra as tuas energias, trabalho e skills neles e deixa para 2º plano as reuniões, a avaliação de desempenho ou as aulas assistidas, pois todos os 118 e cada um, precisam e merecem o teu empenho, a tua disponibilidade e o teu know how.
E já agora, se são mais de 100 tenho que te tirar qualquer coisa no horário...talvez uma aula assistida, que achas?
Bom ano para todas nós,
Isabel Lourenço

mlucas disse...

Ok Isabel está aqui registado publicamente! Não, as aulas assistidas não darão muito mais trabalho...mas obrigada pela intenção!
Marlene

Anónimo disse...

hoje fui à escola e n a encontrei :S o que ainda me custa mais, sabendo que deve lá ter passado o dia todo! estou cheia de saudades... bjinhos