O Francisco é um leitor empenhado, como não conheço outro. Não é só a quantidade de livros que lê, é o prazer que tem nisso, também a capacidade de conhecer os autores, os ilustradores, o gosto em ir às livrarias de todos os centros comerciais (aqui só para nós, já o deixei lá no cantinho das crianças enquanto vou ver a loja do lado...).
Claro que sempre que se pergunta o que gostava de receber, seja aniversário, Natal ou dia da criança a resposta inclui sempre livros.
No seu aniversário (28 de Setembro)recebeu um livro com uma particularidade: trazia um folheto de publicidade de um concurso. O Francisco, como também gosta de escrever, preencheu tudo, escreveu um texto com era pedido e entregou-mo, pedindo para o enviar pelo correio. Não liguei muito, mas o texto estava bem escrito! (Tema:"Ler é aprender e sonhar")
No dia seguinte o moço insistiu e lembro-me que me arrependi de não o ter levado a sério. Ele estava confiante e foi persistente. Pronto, eu acabei por ler as regras do concurso com atenção. Faltava o recibo... =( Paciência!!!
Não senhor, não senhor. O Francisco insiste que quer, porque quer concorrer. Então e o comprovativo de compra? Ora, contactei a mãe do amiguinho que lhe oferecera o dito e sorte das sortes estava na carteira dela. Parecia que reuníamos as condições necessárias.
Confesso que o folheto andou no carro uns tempos até entrar no marco do correio. Mas lá foi.
Como é óbvio, o Francisco não falava noutra coisa: quando sai o prémio, o que é o prémio, e achas que estava giro, e tal, e tal... Cheguei a ter pena dele... mas como o resultado só saía a 6 de Janeiro... até lá ele esquecia-se. E eu também...
Porém, a prever esse esquecimento e respeitando mais este meu filho tão especial, gravei um lembrete no meu telemóvel. À cautela!
O francisco nunca mais falou no assunto. Eu lá me ia lembrando de vez em quando e ainda esta semana pensei na data que estava próxima, esperando que ele se esquecesse. A sério não queria assistir à desilusão...
Hoje dia 6, não me lembrei mais...
10 da noite
A Inês avisa-me que o meu telemóvel tocou e que dizia "concurso Francisco".
Ah pois é hoje! (Ela nem sabia do que se tratava)
Vou ao
site ver os resultados. E agora?
Agora só lhe posso dar a notícia amanhã! Pelos menos ele que durma. Eu, não sei...
A cara dele quando souber...
Neste momento nem estou em mim de feliz e nem são horas para ligar aos avós, aos tios, primos, amigos.
Ao menos tenho aqui o meu bloguezito... está aí alguém?