quinta-feira, 16 de junho de 2011

Fotos "à la minute"

Estamos em tempo de se actualizarem os registos escolares- época de matrículas. Quando eu era criança, era comum irmos ao fotógrafo por esta altura. Agora já toda a genta tira fotos em casa, imprime e cola no quadradinho guardado para o efeito. Carinhas a cores, com a expressão que mais agrada, penteado preferido... esta está mais gira... ai não, tenho um cabelo à frente do olho, ai aqui estou com um ar mais sério... é melhor tirar outra...
Dantes não era assim não!Tirávamos uma foto, a preto e branco, na posição que o fotógrafo escolhia (e que nos dava a sensação de estarmos todos torcidos, com cara de palermas e a olhar para o sítio errado...) e só podiamos ver o resultado passada uma semana - na melhor das hípóteses. "Ah e tal, não gosto..." Solução: vamos lá tirar outra. Mais uma posição estranha: "Levanta o ombro direito, queixo para fora, cabeça inclinada... não, para o outro lado, um arzinho alegre... Olh'ó passarinho! Já está, daqui a uma semaninha está pronto!"
Ao fim de oito dias, lá iamos desvendar curiosamente a surpresa... Pelo menos tinhamos a garantia de que saíam melhor do que as fotografias à la minute, cuja única vantagem era estarem prontas minutos depois da sessão fotográfica.
Recordo aqui algumas: à direita com 3 anos (foto do passaporte); à esquerda com 10 a do centro também com 10. Fui tirá-la sozinha e lembro-me de ter escolhido a roupa de que gostava e de ter feito um rabo-de-cavalo, aperaltando-me para o momento que ficaria para a história. Uma semana depois a minha mãe enfureceu-se ao vê-la, pois infringira regras básicas da arte fotográfica:
1- não se tiram fotos com gola alta!!
2- não se tiram fotos com rabo-de-cavalo!
3- o cabelo deve estar bem penteado!
De tão bem que aprendi a lição, a fotografia da esquerda resulta na perfeição, reparem! Por isso foi aprovada para o meu primeiro BI.
De tão bem que aprendi a lição acabo de dizer à minha filha:
- Ó Inês, de cabelo apanhado?? Não, não se tiram fotos tipo-passe de cabelo apanhado!...

5 comentários:

Fátima Lucas disse...

Adorei a tua descrição, na qual me revi completamente!
Era um profundo desassossego ir tirar fotografias: o desconforto da pose fotográfica que nos era imposto, o suspense de uma semana à espera... para depois (e falo por mim,claro)ver uma imagem com a qual em nada me identificava. E pior... que essa mesma foto me iria acompanhar nos documentos de identificação, nos registos da escola, para que assim mais facilmente os colegas pudessem "gozar" com tão triste figura!
Tempos idos! À distância de uns bons anos até acho graça recordá-los, na altura, seguramente com pouca graça e pouca fotogenia! eh eh eh

Renata Macedo de Sousa disse...

E aqui se vê bem como o Francisco é a sua cara chapada :)

SofiAlgarvia disse...

Eras cómica, em pequena!
Pois eu ainda tinha "o drama" do acbelo encaracolado, que nunca estava penteado, que quando o penteava para a fotografia, ficava com umas ondas gigantes, de fugiiiiirrr!!!

mlucas disse...

Pois o volume é mesmo o "drama" da Inês, que também tem uns caracóis que teima em esconder, amassando-os num "poney tail".

Unknown disse...

Tão giras que eram essas fotos. ìamos ao Jorge tirar as fotos. E sim, o Francisco com gola alta e cabelo apanhado não fica muito bem. IGUAL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!