sábado, 15 de novembro de 2008

Paula Rego no CAMB


Não se podem perder oportunidades destas.
Aqui tão perto, em Algés o Centro de Arte Manuel e Brito expõe Paula Rego.
O Palácio dos Anjos foi muito bem recuperado e é um espaço muito agradável de se visitar. Mantendo a traça original, foi conseguido um excelente trabalho de arquitectura ao conciliar o que havia com o que se acrescentou em linhas e materiais modernos. O jardim que o envolve oferece-lhe o enquadramento digno e sóbrio que merece.
Passada a porta principal pude então visitar trabalhos de Paula Rego.
As suas obras não deixam ninguém indiferente, independentemente de se gostar ou não e as suas personagens contam-nos histórias de fantasia, arrancadas de uma imaginação rentável.
Os desenhos de 80, colados às criações da infância, ao imaginário da criança, dão-me conta de histórias, contos de fadas, cães e gatos que se comportam como humanos, pessoas que são macacos… Um mundo de cor que me faz sonhar, de seres oníricos que me confundem e me deixam à deriva num ambiente que não é o meu. Ainda assim, admiro a alegria do colorido e a aparente desordem da fragmentação da narrativa, que tento descodificar.
Os trabalhos mais recentes, já depois de 2000 são retratos de patente sofrimento e angústia. As personagens, quase sempre mulheres, agridem ou são agredidas e os seus rostos, posições e gestos testemunham-no. Senti algum repúdio pelas situações apresentadas. As formas austeras, os olhares incriminatórios e sofridos abanam o meu sentido estético.
Prazer maior foi a companhia. O interesse pelo pormenor, a espontaneidade da opinião, a interpretação que se percebe dos comentários, o gosto em associar títulos a desenhos e de os questionar, o humor com que às vezes o faz criam cumplicidade nos nossos diálogos. É de facto um prazer ir a exposições com o Francisco. Uma troca de emoções que nos enriquece!

Aproveitem e vão também!
(imagem: Paula Rego, Lela Playing with Gremlin, 1985)

8 comentários:

Rita disse...

Já estava na miha lista! jinhos

Paulo disse...

Fiquei com vontade de visitar. Só preciso de convencer o Francisco a uma segunda visita (julgo que não vai ser difícil).
Beijocas
Paulo

Fátima Lucas disse...

Também ia, também ia... É sem dúvida, o único senão de viver na terrinha. Uma melhor qualidade de vida, em alguns aspectos, no entanto, há tantas coisas que me fazem falta: exposições por exemplo...

mlucas disse...

Olá mamã! Decidi escrer-te este comentário porque queria dizer-te uma coisa:eu ainda naõ tomei banho mas hoje é 27/11/2008 e são 7 h. Isso não é o essencial. Eu gostei muito da forma como escreves-te (embora tenha lido só um bocado)porque aprendi mais uma coisinha ou duas. Agora tenho de desligar. Tenho de ir tomar banho.

mlucas disse...

Desculpa quando escrevi mlucas. pus-me no teu lugar. Foi sem querer. Adeus !
O teu filho: francisco

Anónimo disse...

Outra vez!
Francisco

Anónimo disse...

Ufa ! Finalmente!
Francisco

Paulo disse...

O Francisco está a ficar um verdadeiro informático, que até já acede ao teu bolg e envia mensagens com o teu perfil e depois ainda corrige e pede desculpa por continuar...
espectáculo.