Estamos em tempo de se actualizarem os registos escolares- época de matrículas. Quando eu era criança, era comum irmos ao fotógrafo por esta altura. Agora já toda a genta tira fotos em casa, imprime e cola no quadradinho guardado para o efeito. Carinhas a cores, com a expressão que mais agrada, penteado preferido...
esta está mais gira... ai não, tenho um cabelo à frente do olho, ai aqui estou com um ar mais sério... é melhor tirar outra...Dantes não era assim não!Tirávamos uma foto, a preto e branco, na posição que o fotógrafo escolhia (e que nos dava a sensação de estarmos todos torcidos, com cara de palermas e a olhar para o sítio errado...) e só podiamos ver o resultado passada uma semana - na melhor das hípóteses. "Ah e tal, não gosto..." Solução: vamos lá tirar outra. Mais uma posição estranha: "Levanta o ombro direito, queixo para fora, cabeça inclinada... não, para o outro lado, um arzinho alegre... Olh'ó passarinho! Já está, daqui a uma semaninha está pronto!"
Ao fim de oito dias, lá iamos desvendar curiosamente a surpresa... Pelo menos tinhamos a garantia de que saíam melhor do que as fotografias à la minute, cuja única vantagem era estarem prontas minutos depois da sessão fotográfica.
Recordo aqui algumas: à direita com 3 anos (foto do passaporte); à esquerda com 10 a do centro também com 10. Fui tirá-la sozinha e lembro-me de ter escolhido a roupa de que gostava e de ter feito um rabo-de-cavalo, aperaltando-me para o momento que ficaria para a história. Uma semana depois a minha mãe enfureceu-se ao vê-la, pois infringira regras básicas da arte fotográfica:
1- não se tiram fotos com gola alta!!
2- não se tiram fotos com rabo-de-cavalo!
3- o cabelo deve estar bem penteado!
De tão bem que aprendi a lição, a fotografia da esquerda resulta na perfeição, reparem! Por isso foi aprovada para o meu primeiro BI.
De tão bem que aprendi a lição acabo de dizer à minha filha:
- Ó Inês, de cabelo apanhado?? Não, não se tiram fotos tipo-passe de cabelo apanhado!...