domingo, 12 de outubro de 2008

Recordar é Viver! (Título piroso...)

É tão bom ver fotografias… pegar nos álbuns, folheá-los, recordar lugares, pessoas, sorrisos e emoções. A nostalgia do tempo a bater forte cá dentro, o reviver momentos que foram de felicidade, outros que agora reconhecemos melhores… a saudade também é isso.
Tinha umas fotos para arrumar (poucas, já se vê, que isto da era digital rouba-nos prazeres…) e de repente vi quase toda a minha vida nas minhas mãos. Vi-me crescer: bebé, a aprender a andar, a crescer, a fazer anos, 8, 9, 14, 19, 30… Acompanhei o desenvolvimento dos meus filhos de embriões a fetos, de caras rechonchudas a sorrisos desdentados. Sempre risos, gargalhadas sem som que se sentem vibrar e me deixam feliz, mas nostálgica.
Numa das fotos, tirada num centro de juventude em Dresden, durante um curso para professores, lia-se numa parede:
Lebe deine Träume, bevor es zu spät wird. (Vive os teus sonhos antes que seja tarde demais.)
Andamos numa azáfama a preparar o futuro (próximo ou mais longínquo), ocupamos o nosso tempo a pensar nisso e esquecemo-nos de viver o presente.
E agora pronto, fiquei a olhar para o portátil, sem saber o que escrever mais… Pelos meus olhos interiores passam imagens do que foi bem vivido. Que bom que é gostarmos de registar a felicidade.

2 comentários:

Fátima Lucas disse...

São saborosas essas sessões nostálgicas de ver fotos antigas. Mas curiosamente, algumas das vezes em que o faço, sinto-me "morrer" um pouquinho cá dentro:aquele tempo que já lá vai, momentos que não se repetem,o correr dos dias, semanas, meses e anos; que tal como um rio, passam e não voltam!É-me paradoxal esse comportamento, se por um lado a alegria de um passado vivido, por outro uma sombra daquilo que já não volta!!! Enfim!! Estados de alma!

Rita disse...

A frase de que falas fez-me lembrar uma, que ouvi num filme ou numa série, e me marcou imensa: A vida é aquilo que acontece enquanto andamos ocupados a fazer planos para o futuro. Sou muito culpada deste grande defeito e nunca é demais lembrarmo-nos de aproveitar o dia de hoje!