segunda-feira, 21 de julho de 2008

Sinais do meu eu

O curso não tem correspondido às minhas expectativas! Sim, é verdade, essa parte não está a correr bem e não tem sido fácil lidar com isso. Acabo por refugiar-me nos belos passeios que tenho dado, nas descrições que aqui deixo e na leitura dos deliciosos comentários que me vão deixando. Obrigada por isso, tem sido muito importante para mim.

Numa das aulas da manhã, sem paciência nem capacidade de concentração fui anotando o que me ia na alma. Aqui vai:
Mais uma manhã pesadelo. Estou farta de perder o meu tempo nesta sala escura e fria. Que seca! Como eu gostava de aprender novas estratégias, enfim... Bem tento aproveitar cada um dos bons momentos, aqueles que me têm inspirado. Felizmente pude passear, conhecer...
O curso é horrível (não é de todo exagero, nem má vontade! Até nem sou de me queixar...)e está a ser difícil de suportar. Os assuntos sucedem-se mais ou menos arbitrariamente; há imensos momentos mortos; o tempo é desperdiçado de forma flagrante. Somos tratadas como professoras em início de carreira, chamam a nossa atenção para aspectos completamente óbvios e estamos longos minutos a ouvir explicações alargadas e desnecessárias.
O que está acontecer é um total desfazamento entre a realidade dos professores que nos dão aulas e a nossa realidade. Eles ensinam pequenos grupos em apenas quinze dias, ou cursos para estrangeiros a trabalhar na Irlanda... nós não.
Há uma atmosfera de desconforto que tem prejudicado todos.


A professora de cultura e história era tão má, que hoje não apareceu. Tivemos aula de substituição. Eu explico: várias pessoas queixaram-se formalmente dela e, na passada Sexta-feira, todas preenchemos um formulário de avaliação. A verdade é que já nos foi informado que ela não virá mais, por razões familiares. (Alguém acredita nesses motivos???)

É fácil imaginar o que sentia quando as aulas terminaram: uma tremenda frustração!
Saí, fiquei contente por ver o sol a brilhar e por sentir a temperatura amena, desci a rua, passei a ponte, fui às compras: livros para os próximos tempos, uma túnica e um casaco de malha às riscas de cores alegres!

6 comentários:

Fátima Lucas disse...

De facto, até à data, os teus Sinais têm contemplado os teus passeios e as tuas visitas, revelando-nos e fazendo-nos sentir os espaços e as estórias dessa história que te rodeia.
Que pena que o curso não esteja a corresponder às tuas expectativas...
Tenta tirar o melhor partido da tua estada...
Continua a deliciar-nos com as tuas fantásticas e deliciosas descrições!!!

Anónimo disse...

Não fique muito desiludida por não ter tido o curso ideal... Parece-me que o mais importante foi ter descoberto para si uma Irlanda cheia de recônditos mistérios que soube partilhar connosco. Creio que o curso acabou por ser um "modus operandi" para conhecer pessoas e lugares que de outra forma teria sido diferente. Também o facto de conseguir ter a capacidade crítica em relação ao curso já é um grande SINAL de que o curso pelo menos serviu para isso mesmo.Aproveite os últimos momentos e tente esquecer o resto. No mundo há o bom e o mau, aliás como em todos nós, cabe ao sábio separá-los. E isso a Marlene já o fez. SLÁN ABHAILE!

Paulo disse...

Não deves ficar muito triste pelo Curso não corresponder às expectativas. Por um lado, ficas com mais disposição para ocupar os tempos livres (os trabalhos de caso não são muitos, pois não?...) e, além disso, ocupar o outro lado da sala de aulas é sempre bom e ajuda-nos a compreender como é importante saber ensinar, ter estratégias para cativar os alunos e dizer coisas que tenham interesse...
Apesar de toda essa frustração com o Curso, não te vingues nas compras (mas sempre estou curioso para ver a túnica e o casaco colorido)...

mlucas disse...

Ocorreram-me todas essas ideias: o facto de estar ali como aluna tem-me dado uma enorme lição, por outro lado acabo por estar desperta numa outra perspectiva. Hoje já foi melhor...

Anónimo disse...

às vezes é bom estar do outro lado, nem que seja para aprender com os erros dos outros.
Força e um grande beijinho

Anónimo disse...

Don´t worry...be happy and take the most of the experience.
Por cá passa-se o mesmo e só "viajamos" de Caxias para Oeiras
O Conselho Executivo em peso esteve 3 dias em formação sobre Avaliação de Desempenho dos Professores...twilight zone em simultâneo com "onde é que já ouvi isto?"...não se aprendeu nada!!! e ainda tivemos que fazer 2 trabalhos,que a formadora ainda vai usar num qualquer livro a publicar em breve!